Os alertas da autoridade marítima regional baseiam-se nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso de mau tempo é classificado como “sinal 6”, que representa ventos com força entre 51 e 62 quilómetros por hora de qualquer direção, o que leva a capitania a recomendar “que os armadores e armadores tomem os cuidados necessários para garantir a sua segurança”. .
Relativamente ao aviso de ventos fortes e fraca visibilidade na costa do arquipélago da Madeira, indica-se que o vento será de sul/sudoeste “calmo a moderado, aumentando gradualmente para moderado a fresco, aumentando para fresco a muito fresco do final da tarde, às vezes forte no final do período”.
A previsão para a visibilidade no mar é “boa a moderada, tornando-se moderada a fraca, por vezes fraca, no final do período”.
As ondas no litoral norte e na parte sul terão cerca de dois metros de altura.
Face a esta situação, a capitania “recomenda a toda a comunidade marítima e à população em geral que tomem precauções, tanto quando se preparam para ir ao mar como quando se encontram no mar ou em zonas costeiras”.
O reforço da amarração e da vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas a mar agitado, e abster-se da pesca recreativa, sobretudo junto a arribas e zonas de arribas frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, são algumas das indicações deixadas no o aviso.