Segunda-feira, Setembro 23

Esta segunda-feira arrancam as reuniões entre autarcas da região de Aveiro e o secretário de Estado do Ambiente de forma a determinar o verdadeiro impacto dos incêndios e os apoios necessários para a reconstrução das povoações afetadas.

Em Albergaria-a-Velha, um dos municípios mais afetados pelos incêndios da passada semana, os habitantes começam a fazer contas aos prejuízos e a recuperar o que é possível.

Na freguesia da Branca, 41 casas foram afetadas pelas chamas, mas conseguiram salvar-se várias infraestruturas, nomeadamente a igreja, devido aos esforços dos populares que se uniram para travar o avanço das chamas.

Esta segunda-feira, arrancam as reuniões entre autarcas da região de Aveiro e o secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, de forma a determinar o verdadeiro impacto dos incêndios e os apoios necessários para a reconstrução das povoações afetadas.

“Preciso de um lugar para dormir”: Mário perdeu tudo no fogo de Albergaria-a-Velha

De acordo com o sistema europeu de observação da Terra Copernicus, que recorre a imagens de satélite com resolução espacial a 20 metros e 250 metros, a contabilização da área ardida na passada semana, em Portugal continental, chega aos 135.752 hectares.

No total, arderam este ano 146.649 hectares, tendo o país passado, numa semana, dos melhores valores de área ardida da década para o terceiro pior desde 2014, sendo apenas ultrapassado em 2017 (563.000 hectares) e 2016 (165.000).

Compartilhar
Exit mobile version