Terça-feira, Janeiro 7

Os artigos da equipe do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: baixe o aplicativo PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.

Em 81 edições, nunca atores brasileiros receberam o Globo de Ouro. Neste domingo (01/05), Fernanda Torres, protagonista do filme Ainda estou aquide Walter Salles, pode ser a primeira atriz brasileira a ganhar o prêmio, criado em 1944. E o filme Ainda estou aqui pode dar o segundo Globo de Ouro a Walter Salles, que já venceu em 1998 com Central do Brasil.

Fernanda Torres foi nomeada para melhor atriz, no papel de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, que foi retirada pelos militares depois durante a ditadura militar brasileira e nunca mais voltou. Eunice acabou cuidando dos cinco filhos do casal. Ó filme Ainda estou aqui relata a história de Rubens Paiva, contada por seu filho, o escritor Marcelo Rubens Paiva.

A nomeação de Fernanda Torres foi para o Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Atriz (drama). Ela disputa a estatueta com algumas das atrizes mais conhecidas de Hollywood. As outras nomeadas incluem Nicole Kidman, pelo seu papel no filme BebezinhaAngelina Jolie, em Maria CallasKate Winslet, em LeePamela Anderson, em A última dançarina, e Tilda Swinton, em O quarto ao lado.

O filme de Walter Salles concorre com A luz que imaginamosda Índia, Emília Perezda França, A garota com a agulha (A Garota com a Agulha, numa tradução em português), da Dinamarca, A semente da figueira sagradada Alemanha, e vermelhão (Vermelhão, na tradução para português), da Itália.

A nomeação ocorre 26 anos depois da mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, ter sido indicada para o mesmo prêmio. Em 1999, ela foi indicada para o prêmio por seu papel em Central do Brasil. Fernanda Montenegro não venceu e o Globo de Ouro foi para Cate Blanchet, por seu papel em Elisabete.

No filme, que estreia em Portugal em 16 de janeiro, o papel de Rubens Paiva é interpretado por Selton Mello. Fernanda Montenegro também entra no filme, no papel de Eunice Paiva mais velha.

A estreia mundial da produção brasileira aconteceu no dia 1° de setembro do ano passado, no 81° Festival de Veneza, onde ganhou o prêmio de Melhor Roteiro. No evento francês, Ainda estou aqui foi aplaudido pela plateia durante dez minutos. Entre tantas conquistas internacionais desde o seu lançamento, o filme já abocanhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024, e Fernanda Torres já foi eleita Melhor Atriz em filme internacional pelo The Critics Choice Awards (Latino Cinema & Television).

Campeão de bilheteria no Brasil, Ainda estou aqui também concorrem ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional e Fernanda Torres ao de Melhor Atriz.

Compartilhar
Exit mobile version