Quarta-feira, Outubro 23

É mais um passo. Está à venda o primeiro carro que pode ser “guiado” sem usar as mãos em 4100 quilómetros de estradas nacionais.

Elon Musk anunciou o Robotaxi, sem volante nem pedais. Em algumas cidades dos Estados Unidos e da China já é possível pedir um táxi sem condutor, são carros com volante, mas transformados com sensores que o permitem. Não é o caso.

O Bluecruise é o novo sistema da Ford que alia diversas tecnologias. Como muitos veículos de hoje em dia, o Ford Mustang-E já era capaz de ler sinais de trânsito e seguir as faixas de uma autoestrada e manter a velocidade adaptando aos outros veículos. Conta com duas câmaras que conseguem “perceber” se o condutor está atento à estrada.

A novidade é a homologação, a marca conseguiu que a Europa e, consequentemente Portugal, tornassem legal o uso deste sistema nas condições para que está previsto. Isto quer dizer que em condições de muito má visibilidade e em curvas mais apertadas, mesmo em autoestrada, o veículo vai desligar o Bluecruise exigindo assim que o condutor coloque as mãos no volante.

O Futuro Hoje testou esta funcionalidade numa autoestrada nacional (e de forma legal).

Compartilhar
Exit mobile version