As mais de 15 mil casas de luxo à venda (entre 1 e 3 milhões de euros) estão distribuídas por todos os distritos e ilhas portuguesas. No entanto, Lisboa é o distrito com maior número de habitações exclusivas no mercado, representando 38,6% do total nacional. A capital é seguida de perto por Faro, responsável por 26,5% da oferta registada em novembro. Ou seja, só a capital portuguesa e a zona algarvia representam 65% das casas de luxo disponíveis para compra no país.
O terceiro distrito com mais casas de luxo à venda no Porto (12,7%), seguido de Setúbal (6,7%), ilha da Madeira (5,5%) e Braga (2%), revelam também dados do idealista. Todos os outros 19 territórios têm uma oferta habitacional exclusiva inferior a 2% do total nacional.
São cinco ilhas portuguesas que têm menos stock de casas de luxo para venda, com menos de 10 imóveis no mercado. Falamos da ilha do Porto Santo, na Madeira; e as ilhas de São Jorge, Santa Maria, Terceira e Pico, no arquipélago dos Açores.
No continente também há distritos com menos de 20 casas de luxo para comprar, tendo pouco peso face à oferta nacional – é o caso de Bragança e da Guarda.